Classificação dos shoppings
Classificação dos shoppings
Categorias de shoppings
- Shopping tradicional: estabelecimento construído especificamente para abrigar um centro de compras e que apresenta mercado diversificado, praça de alimentação, área de lazer, estacionamento e elevado nível de conforto: ar condicionado,escadas rolantes, elevadores, segurança etc. O número de lojas-âncora, a quantidade de lojas e o fato de haver lojas próprias junto com lojas alugadas também caracterizam essa categoria.
- Shopping outlet: estabelecimento que concentra lojas de fábricantes dos produtos, com alguns poucos ramos comerciais e de serviços considerados de apoio.
- Shopping temático: estabelecimento cujas lojas estão voltadas preferencialmente a um segmento básico do mercado.
- Shopping rotativo: estabelecimento com índice de conforto menor que o dos shoppings tradicionais, geralmente com lojas de tamanho reduzido e onde não se pratica a obrigatoriedade da permanência do lojista no shopping. Nele, a locação é feita por períodos diversos e mais curtos que nos shoppings tradicionais. O comércio habitualmente praticado no shopping rotativo está voltado a produtos de baixo valor. Também podem ser considerados como shoppings de desconto.
- Shopping de atacado: estabelecimento cujas lojas operam exclusivamente com vendas no atacado. Atuam, basicamente, nos ramos de confecção, acessórios e calçados.
- Shopping Virtual: sistema de lojas virtais agrupadas como em um shopping de verdade